Criatividade em Vendas

Palestrante Cláudio Luvizzotti demonstra como um vendedor pode ter sucesso sendo diferente de seus concorrentes

Use a sua criatividade em vendas para se diferenciar da maioria dos vendedores comuns.

A criatividade em vendas permite uma comunicação diferenciada e envolvente

A criatividade em vendas é o principal diferencial entre vendedores de sucesso e os comuns.

Faça uma varredura em sua memória tentando se lembrar de algum profissional de vendas. Tenho certeza que você se lembrou de alguém muito chato e insistente ou de alguém cordial e extremamente agradável. Isso porque a nossa memória registra muito bem os acontecimentos extremos, mas não os comuns.

Aqueles que são lembrados por uma referência negativa, como responsáveis por suas más lembranças jamais serão os vendedores preferidos para atender as suas necessidades de compra.

Portanto quem se destaca positivamente, tem a preferencia quando se trata de vendas.

Os clientes fazem esse julgamento com base no que classificaram como uma experiência positiva ou negativa.

Por esse motivo que a criatividade pode ser considerada um aditivo essencial para os profissionais de vendas de alta performance. É perceptível a diferença em desempenho quando o profissional de vendas usa a criatividade: “Eu não vou lhe oferecer o mais caro, nem o mais barato, eu vou lhe oferecer o melhor”.

Você já ouviu uma frase de efeito de um vendedor? Se lembra dela? Se tiver sido boa é muito provável que sim. O atendimento quando é diferente costuma marcar a memória.

A criatividade é a melhor forma de vender um produto.

E o cliente normalmente simpatiza muito com vendedores criativos.

A criatividade é a alma de qualquer negócio, e nas vendas ela é o combustível, pois precisa estar presente em todas as suas etapas, desde a abordagem até o fechamento da venda. Principalmente se a empresa for do posicionamento de diferenciação, onde, ao invés de preço baixo a empresa oferece um serviço de alto valor agregado.

Percebe-se a maioria das equipes de vendas se baseando em preços e muitas vezes essa equipe acaba se tornando vendedor do cliente. Os vendedores pressionam a empresa em que trabalham para aumentar os descontos ao invés de usar a criatividade para vender os diferenciais do produto.

O bom vendedor ganha destaque facilmente nesse ponto, pois em um mercado que falta criatividade, tê-la, poder agregar um valor imensurável a qualquer marca.

O Fator Honestidade:

Em época de Lives no Facebook, vídeos ao vivo no Youtube e virais no Whatsapp, ninguém cresce o valor de uma marca enganando os clientes. Não há margem para mentiras quando se fala de criatividade em vendas. 

Por isso é necessário não só trabalhar com produtos de qualidade como também acreditar que eles satisfaçam as necessidades do cliente de verdade.

O Fator Integridade:

O cliente sempre percebe a presença ou falta de ética em um vendedor. Principalmente quando ele fala mal da concorrência, é preciso que o respeito venha antes da competitividade.

E o fator conhecimento:

A criatividade nasce da compreensão. Muitos dirão a você que a criatividade é uma coisa que não é possível controlar, talvez não seja, mas é possível facilitar a sua presença. Quando você compreende, o lampejo desse pequeno momento produz uma “faísca” que costumamos chamar de ideia.

Se você toma a compreensão como o fator (x) da criatividade, o que basta para acender as ideias nas vendas é tentar compreender o cliente e a situação que ele vive, e compreender como esse produto pode agregar valor para a sua vida.

A compreensão alinhada com seu conhecimento sobre o produto, o mercado e os diferenciais é o que torna os bons vendedores tão criativos.

A criatividade é uma das habilidades mais versáteis que um profissional pode ter. Refletir e compreender toda a situação em questão lhe trará muitas ideias que poderão lhe ajudar a resolver as mais diversas questões.

 

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

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