Amadores x Profissionais: Que tipo de vendedor é você?

Amadores X Profissionais
Resultados de vendas de Amadores x Profissionais

Exemplo claro de resultado Amador X Profissional

4 milhões de vendedores no setor.

(segundo os dados ABDV – Associação Brasileira de Vendas Direta)

Se incluirmos na lista os homens e mulheres que de uma forma geral atuam em vendas teremos algumas dezenas de milhões de vendedores.

Qualquer pessoa pode atuar na profissão de vendas, agora…

ser um profissional de vendas não é para qualquer pessoa.

Profissional ou Amador?

Vendedores profissionais e amadores podem ser parecidos, mas eles são bastante diferentes na forma de gerar resultados e de lidar com o cliente.

Essa sutil diferença é o toque de midas para aqueles que se profissionalizam, se tornam raros e especiais.

Esses são sempre desejados por empresas para representar os seus produtos.

São profissionais que não são percebidos pelos clientes como VENDEDORES (chatos): são “parceiros na compra”, sejam eles emocionais ou racionais.

Eles são considerados como um “amigo especialista no assunto” que alguns levam para comprar um computador, por exemplo – ou seja, estão realmente interessados que você faça a melhor compra possível, nem mais nem menos do que o que você precisa.

Então, qual a grande diferença?

Eis a diferença dos profissionais frente aos amadores:

  • Profissionais ouvem o cliente, o amador fala (fala, fala, fala, fala…);
  • Profissionais se preocupam com as necessidades do cliente e as vantagens que podem oferecer – amadores se concentram no preço, nos descontos e exclusivamente nas vantagens que eles próprios podem obter (comissões, metas);
  • Profissionais acompanham o cliente, amadores aparecem quando precisam vender.

Os profissionais de vendas fazem o uso de sua inteligência e habilidades para ajudar outras pessoas.

Eles atuam de maneira nobre, permitindo que todos ganhem enquanto amadores brigam para ficar com a maior parte de bolo, obter a maior vantagem, o maior lucro, a maior comissão.

Na maioria dos casos, o amador de vendas se comporta como um predador, fazendo do cliente uma pobre presa que pagará o preço da venda com a própria vida.

“Então, como me destacar?”

Se destaque no mercado

Dezenas de milhares de pessoas que trabalham em vendas ainda vivem uma vida de privações e falta.

Apenas uma fração tem uma situação financeira privilegiada e são respeitados por seus clientes.

Então a pergunta que você deve se fazer é: como posso me profissionalizar em vendas?

Segue abaixo o que eu acredito que sejam os mais importantes pontos para isso:

  • Comece a agir como um profissional.
    1. Encare sua profissão como uma carreira e não como um bico.
    2. Disponha de sua energia para aprimorar seus conhecimentos e qualificações.
    3. Se comporte como um especialista, alguém que as pessoas percebam o seu nível de autoridade e lhe associem como uma solução para as suas necessidades.
  • Se interesse realmente pelo cliente.
    1. Conheça o mundo de seu cliente.
    2. Quais são suas dores e alegrias.
    3. O que nenhum outro concorrente faria por seu cliente e que você é capaz de fazer.
  • Alinhe seus interesses.
    1. A maioria dos amadores, pensam uma coisa, falam outra coisa e fazem algo totalmente diferente.
    2. Concentre em pensar, falar e fazer uma única coisa de cada vez.
  • Uma vez profissional, sempre profissional.
    1. A frustação vive de mãos dadas com os amadores, isso porque confundem trabalho com profissão.
    2. Há quem trabalhe vendendo imóveis, mas adoraria dar aulas de tênis;
    3. Não importa qual o seu trabalho, você só terá sucesso quando se dedicar a ele com uma atitude profissional.

Conclusão?

O elevador que te leva ao sucesso, independentemente de qual trabalho você realiza, chama-se profissionalismo.

Decida pegar esse elevador e não aceite outro ponto de parada senão a cobertura.

 

EXTRA! Como se comunicar positivamente

Um dos pontos chaves de qualquer relação de venda é a comunicação, por motivos óbvios.
Veja aqui um vídeo rápido para melhorar sua comunicação e com isso obter mais sucesso.

 

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Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

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4 comments
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André Carvalho Baleeiro says 20/06/2018

Muito obrigado pela conteúdo, estarei confeccionando um informativo para minha lavanderia com algo tipo ” Obrigado por pagar as mensalidades em dia”, abraços e até a convenção 15/09.

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Ana Paula Almeida says 26/06/2018

Adorei. Exatamente o que precisava escutar .
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Quando o pós-venda é mais importante do que a venda | Luvizzotti says 05/02/2019

[…] De todas as fases da venda, a que garante mais lucratividade é o pós-venda. Ao contrário que muitas pessoas pensam, o pós-venda é simples, não exige muito tempo e pode garantir um poderoso elo entre cliente e profissional de vendas. […]

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Quando vender com descontos? | Luvizzotti Palestrante de Vendas says 18/02/2019

[…] melhor resultado de forma rápida. Somente o tempo e a perseverança acompanhada de sua maestria de profissional de vendas poderão garantir o melhor […]

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