Parcerias

O Palestrante de Vendas Cláudio Luvizzotti, apresenta neste artigo a ideia da parceria de vendas.

Parceria multiplicadora versus Parceria divisora.

Encontrar uma parceria que proporcione a somatória de talentos, know how, esforços e compromissos é um desafio para o profissional de vendas.

Nas convenções de vendas, encontro de vendedores, comemorações de final de ano, reuniões e palestras, com o intuito de elevar a moral das equipes e favorecer o espírito de parceria, algumas frases ficaram comuns: “Juntos somos mais fortes”…“A união faz a força”… algumas dessas se transformam em grito de guerra.

Isso ficou tão comum, que na maioria casos, virou até clichê.

É claro, que a filosofia do trabalho em equipe é um vislumbre frente a capacidade de somar forças e aproveitar oportunidades que talvez uma pessoa não conseguiria com seus próprios esforços.

Em vendas o trabalho em equipe é essencial, ter as melhores condições de sair a campo, estabelecer um resistente elo de confiança entre empresa e cliente.

Porém, se analisar a profissão de vendas, percebe-se que diante do cenário que se encontra o profissional de vendas é um solitário. Assim como um pugilista, que tem o apoio de sua equipe, mas quando no ringue, só tem duas formas dele sair de lá: vencedor ou perdedor.

Estabelecer parcerias é uma das formas mais assertivas para permitir maior competitividade, potencializar as oportunidades de negócios, somar as forças e fazer do negócio mais atrativo.

Tanto que boas parcerias multiplicam as chances de sucesso. Permitem uma evolução frente a variável tempo e resultado, e certamente um profissional sem essas condições está desfavorecido.

Agora pior do que não estabelecer uma parceria multiplicadora, é quando se estabelece uma parceria divisora.

Você percebeu pelo ritmo do artigo, que a parceria divisora não se trata de dividir o trabalho, as obrigações, funções… nada disso.

A parceria divisora é aquela que divide o resultado, esse estilo de parceria favorece sempre aquele que não se compromete, quem realmente, trabalha, planeja, executa, entra com o esforço sempre maior geralmente sai perdendo.

Assim como o velho ditado: “Antes só que mal acompanhado”; também serve frente as parcerias divisoras.

Uma vez assistindo um desses programas do tipo “Mundo Animal”, eu vi uma matéria muito interessante sobre os caranguejos.

A pessoa quando pega um caranguejo e o joga dentro de uma cesta, imediatamente devem tampar a cesta, senão o caranguejo escapa dela rapidamente. Ao pegar o segundo caranguejo, a tampa já pode ser tirada, pois a partir de dois caranguejos, eles puxam uns aos outros para baixo para que nenhum consiga escapar.

Normalmente quem não obteve sucesso, muitas vezes age da mesma forma, impedindo os outros de progredirem.

A boa notícia é que, se você perceber alguém tentando fazer isso, você pode decidir não fazer parte desse sistema. Você pode sair e permanecer fora da cesta, recusando-se a ser um caranguejo.

Diante de tantos desafios, acreditamos que unir forças e estabelecer uma parceria, pode ser uma saída estratégica para muitos problemas.

Cuidado! Parceria só se for para somar e multiplicar, jamais para subtrair e dividir.

Forte Abraço.

 

Cláudio Luvizzotti

Palestrante de Vendas

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

Deixe um Comentário