O óbvio que vende

do Palestrante de Vendas Cláudio Luvizzotti

O óbvio que vende. Muitas vezes, profissionais e empresas, na tentativa de se manterem na dianteira das vendas, imaginam que alcançarão o sucesso utilizando fórmulas de vendas e publicidade complexas, multifacetadas, sofisticadas e midiáticas, mas a única coisa que elas deveriam buscar é: O ÓBVIO.

Se você conseguir passar uma mensagem que lhe pareça óbvia, certamente ela também será óbvia para as outras pessoas e também será óbvia para o seu cliente. E quando o seu cliente entende o que você tem para oferecer, ele compra.

Então, não era esse o seu objetivo? Conseguir que o seu cliente compre de você?

Propostas engenhosas, que fogem do óbvio podem ser um perigo.

E mesmo que muitos defendam a ideia de que o que é comum e conhecido para a maioria não desperta a curiosidade tão pouco o interesse, pois o que é simples não exerce nenhum efeito positivo na imaginação, pode ser uma armadilha.

Isso porque o mais importante quando se fala de vendas é: VENDER ALGO, seja uma ideia, um produto ou serviço.

Se a sua proposta não for óbvia, você pode gastar toneladas de dinheiro e as vendas não acontecerão.

Uma ideia obvia: um produto de qualidade e uma boa comunicação com o consumidor.

Numa palestra de vendas descontraída o exemplo genuíno de cuidado com a satisfação com o cliente, permite a fixação da importância da confiança do cliente para a empresa.

Praticidade, conforto e mais tempo livre

Em 1884, na pequena cidade de Bolton na Inglaterra. William Hesketh Lever e seus irmãos fundaram na cidade a Lever Brothers, dispostos, a princípio, a vender sabões à moda antiga. Ou seja, a peso, cortados diante do freguês. Mas logo William teve uma ideia que transformaria o negócio: dar um nome ao sabão e vendê-lo num tamanho padrão, acondicionado em uma bela embalagem.

A iniciativa ajudaria a clientela a identificar o produto, cuja fórmula neutra o tornava menos agressivo para as mãos do que os concorrentes, atraindo a preferência dos fregueses.

Nascia o Sunligth, primeiro produto UNILEVER, bastou apenas dois anos para a Lever & Co produzir 450 toneladas de sabão Sunlight por semana.

Numa palestra de vendas descontraída o exemplo genuíno de cuidado com a satisfação com o cliente, permite a fixação da importância da confiança do cliente para a empresa.

Criou a política “Satisfação Garantida ou o Seu Dinheiro de Volta”

John Wanamaker (1838-1922), um publicitário e empresário norte-americano, é considerado um gênio da criatividade e inovação. E a sua grande sacada foi uma ideia óbvia, e de tão óbvia marcou a história dos negócios e o comportamento consumidor-empresa, ele criou a política de “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” e popularizou a adoção de preços fixos para os produtos comercializados.

Perceba que nestas duas passagens percebe-se o quanto é importante pensarmos no óbvio como a chave para grandes oportunidades. No caso dos irmãos Brothers era óbvio que numa época, onde a maior parte dos sabões eram feitos de maneira doméstica, com a mistura de soda caustica e gordura animal derretida, o produto final era uma barra de ácido certamente agressivo para a limpeza e consequentemente para as mãos, e além de consumir muito tempo e trabalho.

O óbvio de oferecer mais conforto, segurança e tempo livre numa barra de sabão, cuja a apresentação era uma embalagem muito bonita e colorida, foi o óbvio, foi sucesso.

Assim como John Wanamaker, que entendeu o óbvio de uma compra segura era a garantia de entregar a promessa que um produto ou serviço oferecia. Ou então o seu dinheiro de volta.

Assim como os preços fixos, a certeza de que o preço poderia ser o mesmo em outro local ou fornecedor.

Simplesmente o óbvio.

 

Cláudio Luvizzotti

Palestrante de Vendas

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

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