Quando o pós-venda é mais importante do que a venda

A venda depois da venda. Como vender com sucesso.

Após cada venda, continue no firme propósito de fazer com que as pessoas se sintam bem com o que compraram e consigo mesmas.

De todas as fases da venda, a que garante mais lucratividade é o pós-venda. Ao contrário que muitas pessoas pensam, o pós-venda é simples, não exige muito tempo e pode garantir um poderoso elo entre cliente e profissional de vendas.

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O pós-venda ainda é uma poderosa forma de fidelizar clientes. E se você seguir a risca essas cinco dicas, terá muito mais efetividade e melhores resultados nas suas vendas.

1 – Entre em contato com o cliente

Entrar em contato com o cliente após a venda, para saber se ele está se sentindo bem com o que comprou e consigo mesmo é fundamental. Muitas vezes, o cliente pode estar satisfeito com o produto. Mas isso pode não ser suficiente. Entra aí a importância do relacionamento. Tranquilizar o cliente e dar provas que se por um acaso ele precisar de algo, você estará pronto a ajudá-lo.

2 – Busque soluções para os problemas do comprador

Se ele não se sente satisfeito, aproveite a oportunidade para contornar a situação agindo prontamente em busca da solução de qualquer problema. Quando você entende o que aborrece o seu cliente e encontra uma forma de solucionar esse problema, você demonstra comprometimento. Essa atitude reforça o sentimento de gratidão e fortalece o elo de fidelidade entre cliente e vendedor.

3 – Mostre como ele tomou a decisão certa

Se ele estiver satisfeito, elogie-o pela importante decisão de ter comprado, mencione algum ponto importante que ele mesmo informou no momento da venda como algo decisivo para a compra. Quando as pessoas se certificam que compraram algo que foi útil e importante para solucionar seus problemas, elas encontram satisfação em falar de coisas associadas ás suas decisões e motivos de compra, pois sabem que fizeram um bom negócio.

4 – Faça mais do que o cliente espera

Supere as expectativas do cliente, fornecendo alguma coisa de valor adicional. Pense em algo que ele não esperava. Não precisa ser algo de alto valor, mas uma lembrança, um mimo. Chaveiros, canetas, bonés, ingressos para um show, um vale jantar, etc… Reforce a experiência de compra de seu cliente, mostrando para ele que você se importa com ele.

5 – Capte potenciais novos consumidores

Se você percebeu que ele se sente muito bem. Está feliz com o que comprou e com você, peça uma recomendação. Pergunte a ele o nome de conhecidos que você possa entrar em contato, usando o nome dele como referência.

Certamente essa pessoa fará com alegria essas indicações, e não porque ele deseja te ajudar. Mas porque ele acredita que todas as pessoas conhecidas que ele gosta merecem viver o bom sentimento que ele está vivendo. Fica a dica.

Aproveite também para ler o meu último artigo e descobrir o sucesso de uma venda.

Forte abraço.

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

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