Excesso de planejamento. CUIDADO!

O palestrante de vendas Cláudio Luvizzotti demonstra como se permitir ao fracasso como uma forma de encorajamento frente a realização e a materialização do sucesso.
O excesso de planejamento é uma abordagem natural das pessoas altamente desenvolvidas intelectualmente,

O planejamento é uma etapa essencial a qualquer atividade. O problema é que muitas pessoas não passam dessa fase.

O planejamento é uma etapa essencial para o sucesso de qualquer ação. Em algum momento de nossa carreira de vendedores podemos cair na tentação do excesso de planejamento.

Calma! Esse texto não é do tipo: “jogue tudo para o alto, pois o que vale é ação”.

Mas vale a reflexão: cuidado com o excesso de planejamento! E conheça um pouco mais sobre a síndrome do excesso de planejamento

O planejamento pressupõe que um plano pode e dever ser preparado para todas as contingências possíveis.

Infelizmente, a vida não é assim tão simples. Responder as circunstâncias reais é fácil, mas contornar as imaginárias é praticamente impossível.

O medo do fracasso nos obriga a planejar de maneira cuidadosa cada nova decisão. Nossa cultura valorizou tanto o sucesso que poucos conseguem suportar a ideia do fracasso.

E infelizmente, pelo medo do fracasso é que muitos não agem, preferem ficar numa penumbra cinzenta junto daqueles que nunca falharam, mas que jamais tentaram.

E há ainda aqueles que desejam agir, mas sempre acreditam que algo está faltando.

Se ficarmos aguardando por condições favoráveis para iniciar algo, talvez quando essas condições existirem a oportunidade já não será a mesma.

Um exemplo bem interessante sobre o excesso de planejamento é o desenho do Coiote e o Papa-léguas.

O Coiote vive com um único propósito de capturar o Papa-léguas. Ele tem a sua disposição recursos ilimitados da Companhia Acme. Qualquer pessoa chegaria a conclusão de que o Papa-léguas não tem chance. Mas as coisas nunca parecem dar certo. O Coiote é sempre uma vítima do excesso.

Por fim, não é o Papa-léguas que faz com que o Coiote sempre se dê mal, é o excesso de planejamento.

O excesso de planejamento é uma abordagem natural das pessoas altamente desenvolvidas intelectualmente, mas com um medo mórbido do fracasso. Portanto, encarar o fracasso como uma etapa que nos aproxima do sucesso, pode ser a melhor forma de vencer o medo de falhar.

Se reconhecermos a natureza temporária do fracasso e não o temer ao ponto da inatividade ou paralização, certamente, cada novo passo e cada nova atitude será em direção ao sucesso.

Forte abraço.

Cláudio Luvizzotti

Palestrante de Vendas

 

 

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

Deixe um Comentário