Quanto tempo esperar pelo o cliente? Aguardar ou ir embora?

Palestra de Vendas Luvizzotti

Visita de vendas. Quanto tempo devo esperar pelo cliente?

Seu novo cliente marcou um horário para a sua visita de vendas. Você chega no horário combinado, mas ele não lhe atende. Na recepção você tem a informação de que ele está em reunião, e que assim que ele estiver disponível lhe atenderá.

O que fazer? Quanto tempo esperar?

Se você trabalha em vendas já deve ter passado por essa experiência, e certamente ainda passará.

O dilema é óbvio: Espere por muito tempo e você mostra quão pouco você valoriza seu tempo e auto estima; saia muito cedo e você pode arruinar um relacionamento que está se iniciando e perde a chance de vender.

Ambas as preocupações negligenciam a mais importante delas, que é manter o controle do relacionamento da venda.

Cada caso deve ser decidido pelos seus méritos, mas geralmente não espere mais de quinze minutos de alguém que não cumpre um firme compromisso.

Então antes de tomar a sua decisão de ir embora, estabeleça três níveis de tolerância de cinco minutos cada:

 

Primeiro nível:

Aguarde cinco minutos, atrasos são comuns, considere como um tempo de tolerância.

 

Segundo nível:

Aguarde por mais cinco minutos, e certifique-se que você é capaz de responder positivamente essas cinco perguntas:

1 – Você tinha realmente uma hora marcada?

2 – Você chegou antecipadamente?

3 – Criou uma boa conexão com a pessoa que recepcionou você?

4 – O seu cliente ficou sabendo que você chegou no horário marcado?

5 – Você perguntou se seria possível lhe atender ainda hoje?

Caso todas as suas respostas foram afirmativas, dirija-se a recepção e deixe bem claro que você gostaria muito de se encontrar com o seu contato, mas que você tem outros compromissos a cumprir.

 

Terceiro nível:

Só lhe restam cinco minutos, pode ser que você não tenha muitas chances de atendimento, então prepare neste tempo um comunicado para o seu cliente, pode ser uma mensagem para o e-mail dele, WhatsApp ou até mesmo um envelope para ser entregue em mãos.

Quanto ao conteúdo do comunicado, escreva uma breve mensagem dizendo o quanto é importante para você um compromisso, e considera que ele (cliente) também tem essa consciência, e certamente na próxima visita será possível o atendimento na hora marcada.

Não esqueça de deixar seus contatos e a sugestão de dois horários disponíveis para uma nova visita de vendas.

Use a criatividade para escrever algo interessante e ao mesmo tempo profissional. Por exemplo:

Sr. (Cliente) gostaria de parabenizá-lo por ter decidido aproveitar as oportunidades que nossa empresa pode lhe proporcionar, entendo que o atraso de hoje foi um acontecimento isolado, e certo de nos reunirmos em um novo compromisso, sugiro os seguintes dias e horários. Caso desejar me contatar, estarei a disposição nos seguintes contatos: @xxxxxxx.xxx ou 99.9999.9999. Assine, e escreva a data e o horário.

 

O retorno de seu cliente dependerá de uma série de fatores, e dependendo da atitude dele, você poderá ter a percepção do tamanho de sua importância para a empresa dele, assim como o grau de consideração que ele tem por você.

Caso seja remarcado um novo horário, parabéns! A chance de se fazer bons negócios é grande.

Caso não tenha retorno, reavalie a importância desse cliente para você, e principalmente: a sua importância para ele.

Forte Abraço.

Cláudio Luvizzotti

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

Deixe um Comentário