Ei vendedor… Você saberia como convencer os outros a comprá-lo?

palestrante de Vendas - como se vender

Se você fosse um produto a venda. Você saberia como convencer os outros a comprá-lo?

Todos sabemos que um produto se torna atrativo a partir de sua embalagem e apresentação. E ser capaz de despertar o interesse de seus compradores em potencial é o que faria qualquer bom vendedor.

Parece muito simples. Mas não é fácil.

Você acha que o desejo de consumo aparece de repente? Se você acha que sim, é melhor pensar melhor sobre o assunto. As pessoas não compram nada que não tenham sido condicionadas a comprar.

Um vendedor preparado lhe dirá que o primeiro passo consiste em dizer ao comprador os benefícios que ele ganhará, sejam eles materiais ou não, comprando seu produto.

Toda vez que precisar vender uma ideia, um produto, um serviço, um projeto, o quer que seja, procure um argumento que caracterize o bem e o benefício do que está sendo vendido.

Observe as técnicas da publicidade para entender como funciona:

  • em vez de vender uma marca de cerveja, os anúncios vendem o prazer de beber com os amigos;
  • em vez de vender um automóvel, os anúncios vendem o prazer de impressionar os outros ou a sensação de uma experiência de conforto, velocidade e controle;
  • em vez de vender um relógio, vendem a sensação que a suas escolhas definem a sua autoridade sobre o tempo. E por aí vai.

Portanto, no caso do vendedor, aqui vai um raio X:

Um vendedor é alguém que é apreciado pelo outros.

Aproxima-se com facilidade, é otimista, feliz e capaz de dar boas risadas com seus clientes. Rir é sempre uma forma especial de ligação entre as pessoas. Somos atraídos por pessoas que nos fazem rir.

– O vendedor tem um dom da boa conversa.

Para que você seja influente, você deve ser capaz de influenciar. E você se torna capaz de influenciar a partir do momento que você procura comunicar o melhor das pessoas, incentivá-las a falar sobre si mesmas.

– Sua forma de falar, deve ser controlada em nível de intensidade.

Lembre-se, cuidado com o excesso de paixão – as pessoas podem se sentir pressionadas a decidir quanto se coloca muito entusiasmo. Dá a impressão que você quer vender algo, e essa é a impressão que você deve evitar.

Por outro lado, paixão de menos fará você parecer insosso, indiferente e inseguro. Portanto, equilíbrio. Seja o reflexo de sua sinceridade.

– Um vendedor sabe se expressar.

Para vender você precisa ser capaz de se expressar de forma clara, coerente e calma.

Tente melhorar o seu vocabulário, treine novas palavras, aprenda novas formas de dizer a mesma coisa. Funciona muito bem.

– Um bom vendedor tem muito tato.

Ele consegue uma leitura fiel do cliente e de forma sutil tem percepção das coisas que agradam, sente o clima da relação, sabe dosar o teor da comunicação, é capaz de fazer o outro se sentir bem em sua companhia.

– O bom vendedor é como um alquimista.

Ele capaz de misturar todos os elementos físicos e não físicos, formando uma chave invisível para adquirir o poder real.

Por meio desse poder o vendedor se torna capaz de entender a psicologia do cliente, e da melhor forma, ser com muita responsabilidade, um agente capaz de auxiliar o cliente a conquistar o que ele deseja.

 

Forte abraço.

Cláudio Luvizzotti

 

 

Sobre o Autor Luvizzotti

Palestrante de Vendas, autor e treinador especialista em otimização de resultados de vendas há 17 anos. Com mais de 250.000 participantes, centenas de empresas em mais de mil eventos realizados. Autor de diversos DVDs de treinamento, autor dos livros "Aprenda para Não Esquecer" e "Vendendo até em Pensamento".

Deixe um Comentário